Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

26/06/2013

Análise da participação em atividades/parcerias

O Plano Anual de Atividades (PAA) do Centro de Documentação e Informação (CDI), publicado na plataforma Moodle do agrupamento, teve por base o Projeto Educativo e o Projeto Curricular do Agrupamento e  o Plano de Ação do CDI, discriminando atividades e parcerias (acordadas internamente, com registo nos Planos de Trabalho das Turmas, e externamente com as entidades envolventes aos estabelecimentos de ensino do agrupamento).

As atividades do PAA do CDI são distintas pela sua utilidade, como por exemplo:
- na formação (da comunidade educativa na utilização dos recursos e dos espaços);
- no apoio/colaboração (numa atividade curricular/lúdica com a participação da comunidade educativa);
- na cedência (dos espaços para atividades curriculares/lúdicas com a participação da comunidade educativa);
- na parceria (de recursos materiais e humanos com entidades externas pela melhoria dos serviços de biblioteca).

Deste modo, as atividades (previstas no PAA do CDI) estavam organizadas por estabelecimento de ensino (e por biblioteca escolar), tendo em conta a sua própria comunidade educativa, da forma seguinte:
EBS Passos Manuel
- Formação: visita guiada à biblioteca escolar; Mês Internacional da Biblioteca Escolar;
- Apoio/colaboração: o CDI no Moodle; as reuniões internas (Diretor; Conselho Pedagógico; Departamento Curricular; Grupo de Recrutamento; Conselho de Turma; Educação Especial/Serviço de Psicologia e Orientação/Gabinete de Apoio ao Aluno e à Familia; entre outros); o serviço de atendimento/requisições (com apoio de docentes com horário na biblioteca escolar); o COMENIUS MULTILATERAL "My city, my country, our Europe"; o Dia da Cultura Científica; o Natal; o 102º aniversário da escola; o Dia de São Valentim; a Semana do Ambiente; a Semana da Leitura; a Semana da Saúde; o blogue Dois e Dois são Cinco; o sítio das bibliotecas escolares; o programa do Plano Nacional de Leitura (promoção de leitura em contextos escolares);
- Cedência: (não houve apresentação de propostas de utilização dos espaços da biblioteca por parte da comunidade educativa); e
- Parceria: o programa das bibliotecas municipais de Lisboa (BLX); o programa do Plano Nacional de Leitura (promoção de leitura em contextos de biblioteca pública e outros espaços da comunidade); reuniões externas (Biblioteca Municipal Camões; Rede de Bibliotecas Escolares; entre outros).
EB1/JI Gaivotas
Formação: visita guiada à biblioteca escolar; Mês Internacional da Biblioteca Escolar;
Apoio/colaboração: o CDI no Moodle; reuniões internas (Diretor/Coordenadora de Escola; Conselho Pedagógico; Departamento Curricular; Reunião de Ano; Docente titular da turma; Educação Especial/Serviço de Psicologia e Orientação/Gabinete de Apoio ao Aluno e à Familia; entre outros); serviço de atendimento/requisições (em corresponsabilização com a coordenação de escola); o Magusto; o Natal; as Janeiras; a inauguração formal da biblioteca escolar; o 1º aniversário da biblioteca escolar; a Semana da Leitura; o blogue Dois e Dois são Cinco; o sítio das bibliotecas escolares; o programa do Plano Nacional de Leitura (promoção de leitura em contextos escolares);
Cedência: (não houve apresentação de propostas de utilização dos espaços da biblioteca por parte da comunidade educativa); e
Parceria: o programa das bibliotecas municipais de Lisboa (BLX); o programa do Plano Nacional de Leitura (promoção de leitura em contextos de biblioteca pública e outros espaços da comunidade); reuniões externas (Biblioteca Municipal Camões; Rede de Bibliotecas Escolares; Núcleo de Apoio a Bibliotecas Escolares da Câmara Municipal de Lisboa; entre outros).
EB1/JI Padre Abel Varzim
Formação: visita guiada à biblioteca escolar (atividade conjunta na EB1/JI Gaivotas); Mês Internacional da Biblioteca Escolar (atividade conjunta na EB1/JI Gaivotas);
Apoio/colaboração: o CDI no Moodle; reuniões internas (Diretor/Coordenadora de Escola; Conselho Pedagógico; Departamento Curricular; Reunião de Ano; Docente titular da turma; Educação Especial/Serviço de Psicologia e Orientação/Gabinete de Apoio ao Aluno e à Familia; entre outros); serviço de atendimento/requisições (em corresponsabilização com a coordenação de escola); o blogue Dois e Dois são Cinco; o sítio das bibliotecas escolares; o programa do Plano Nacional de Leitura (promoção de leitura em contextos escolares);
Cedência: (não houve apresentação de propostas de utilização dos espaços da biblioteca por parte da comunidade educativa); e
Parceria: o programa das bibliotecas municipais de Lisboa (BLX); o programa do Plano Nacional de Leitura (promoção de leitura em contextos de biblioteca pública e outros espaços da comunidade); reuniões externas (Biblioteca Municipal Camões; entre outros).
EB1/JI São José
Formação: (ver nota; considera-se a participação no programa das BLX, através da Biblioteca Municipal São Lázaro);
Apoio/colaboração: o CDI no Moodle; reuniões internas (Diretor/Coordenadora de Escola; Conselho Pedagógico; Departamento Curricular; Reunião de Ano; Docente titular da turma; Educação Especial/Serviço de Psicologia e Orientação/Gabinete de Apoio ao Aluno e à Familia; entre outros); serviço de atendimento/requisições (em corresponsabilização com a coordenação de escola); o blogue Dois e Dois são Cinco; o sítio das bibliotecas escolares; o programa do Plano Nacional de Leitura (promoção de leitura em contextos escolares);
Cedência: (ver nota); e
Parceria: o programa das bibliotecas municipais de Lisboa (BLX); o programa do Plano Nacional de Leitura (promoção de leitura em contextos de biblioteca pública e outros espaços da comunidade); reuniões externas (Biblioteca Municipal São Lázaro; entre outros).
Nota: Não dispõe de espaço físico para atividades de biblioteca, tendo utilizado o espaço da biblioteca municipal para atividades escolares.
EB1/JI Luísa Ducla Soares
Formação: (por omissão, considera-se a participação no programa das BLX, através da Biblioteca Municipal São Lázaro);
Apoio/colaboração: o CDI no Moodle; reuniões internas (Diretor/Coordenadora de Escola; Conselho Pedagógico; Departamento Curricular; Reunião de Ano; Docente titular da turma; Educação Especial/Serviço de Psicologia e Orientação/Gabinete de Apoio ao Aluno e à Familia; entre outros); serviço de atendimento/requisições (em corresponsabilização com a coordenação de escola); o blogue Dois e Dois são Cinco; o sítio das bibliotecas escolares; o programa do Plano Nacional de Leitura (promoção de leitura em contextos escolares);
Cedência: (não houve apresentação de propostas de utilização dos espaços da biblioteca por parte da comunidade educativa); e
Parceria: o programa das bibliotecas municipais de Lisboa (BLX); o programa do Plano Nacional de Leitura (promoção de leitura em contextos de biblioteca pública e outros espaços da comunidade); reuniões externas (Biblioteca Municipal São Lázaro; entre outros).

A monitorização das atividades/parcerias apresenta os seguintes dados.
Errata: Onde se lê 3553 utilizadores em Apoio/Colaboração, na EB1/JI Gaivotas, deve ler-se 3597; onde se lê 1325 utilizadores em atividades relacionadas com o Plano Nacional de Leitura, na EB1/JI Gaivotas, deve ler-se 1369; onde se lê 231 utilizadores em Atividades de Parceria (Fiadeiras de histórias), na EB1/JI Luísa Ducla Soares, deve ler-se 253; e onde se lê 42 utilizadores em Atividades de Parceria (Fiadeiras de histórias), na EB1/JI São José, deve ler-se 62.

Sem comentários: