Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

12/09/2013

As bibliotecas escolares recebem os novos alunos

Hoje, a partir das 09h30, as bibliotecas escolares das EB1/JI Gaivotas e Padre Abel Varzim recebem os novos alunos.

Este ano letivo, tendo em conta o tema da Semana da Leitura, ao abrigo do Plano Nacional de Leitura, a temática principal das nossas atividades é a boca. Com este órgão, nós falamos, comemos, cantamos, rimos... entre muitas outras coisas.

O sorriso será o mote principal das nossas bibliotecas escolares e com ele nós lemos, ouvimos e brincamos a aprender.

Os pais e encarregados de educação dos novos alunos, durante a reunião com os docentes da EB1/JI Gaivotas, receberam um folheto informativo sobre a biblioteca escolar desta escola.


O painel dos sorrisos na BE/CRE Helena Vaz da Silva

A obra que serviu de inspiração para a atividade



A receção aos alunos da EB1/JI Padre Abel Varzim começou com uma breve apresentação do grupo de docentes e das assistentes operacionais aos pais e encarregados de educação. Seguidamente os alunos foram organizados por 4 grupos e acompanhados por 1 ou 2 adultos e puseram-se a caminho da exploração dos diferentes espaços da escola. Um destes espaços foi a biblioteca escolar.

Na biblioteca os alunos conheceram os recursos existentes e ouviram algumas das regras de funcionamento. Posteriormente, tiveram a oportunidade de conhecer o livro “O Ratinho Torto”.

Este livro (em formato XL) retrata uma história muito engraçada de um ratinho que faz tudo ao contrário dos outros ratinhos e que até lê da direita para a esquerda! Divertimento e confusão é o que encontramos neste livro escrito por Ana Beatriz Afonso e ilustrado por Carla Antunes

Para finalizar este atelier na biblioteca, realizou-se um pequeno jogo de perguntas relacionadas com a compreensão, memorização e ilustração da história.

Com isto, os professores bibliotecários dão as boas-vindas a todos os novos alunos e seus pais e encarregados de educação, desejando a todos um ano letivo cheio de sucessos, muitas leituras e felicidades (também). Assim como a colaborar connosco na organização de atividades enriquecedoras que contribuam para o sucesso dos nossos educandos.

2 comentários:

Maria José Vitorino disse...

Parabéns! A ideia dos sorrisos é gira. O SOBE vai cair aí mesmo bem :)

Paulo Gomes disse...

Muito obrigado. As crianças também gostaram muito e esperemos que consigamos articular mais vezes e melhor no pouco tempo que estaremos juntos. Saudades