Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

24/10/2013

O reconto escrito da obra "Onda"

A aluna Iara Carvalho, do 4º F, da EB1/JI Gaivotas, recontou a obra "Onda". Um conto ilustrado de Suzy Lee que, em 2008, recebeu o Prémio do New York Times para o Melhor Livro Ilustrado para Crianças e a Medalha de Ouro da Sociedade dos Ilustradores Americanos.

A aluna utilizou a escrita em língua portuguesa para a elaboração desta atividade, tendo elaborado o texto seguinte com o apoio do professor bibliotecário.

"Era uma vez uma menina chamada Anabela. Ela gostava de cheirar o mar e desde bebé que sonhava tocar na água do mar. A mãe da Anabela dizia-lhe para não tocar, indo de seguida à mercearia.
Enquanto a mãe estava na mercearia, a Anabela aproximou-se do mar e disse:
- Ui, está muito feliz!
Então, tentou assustar o mar gritando:
- Aurrr!! Aurr!!
Os pássaros assustaram-se voando um a um porque não esperavam que a menina gritasse.
Quando a mãe regressou viu a menina a tentar tocar no mar. Queria tocar porque queria andar de barco. Ela escorregou e começou a atirar água para os pássaros, até que a onda subiu e a menina começou a chorar. A onda subia cada vez mais e ela fugiu a sete pés.
A Anabela deita a língua de fora à onda e SPLASH! Ela ficou toda molhada até que vê mais de mil conchas e estrelas do mar.
- Adoro o mar – disse a menina contente.
- Olha mamã!
Passado algum tempo, a mãe chamou-a:
- Anda filha! Vamos embora.
- Sim, mamã. Adeus, Mar!"

Sem comentários: