Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

17/03/2014

Semana da Leitura

A partir de hoje e até ao final de abril, as Escolas Básicas do 1º Ciclo e os Jardins de Infância (em parceria com o professor bibliotecário) dão início a atividades de promoção da leitura e do livro com convite à comunidade.

Este ano celebram-se os 800 anos do conhecimento de documentos escritos em Língua Portuguesa e os 40 anos pela Revolução dos Cravos que (entre outros acontecimentos) deu início à liberdade de expressão.



Assim, entre as diferentes atividades que venham a decorrer, anunciamos as parcerias seguintes:

17, 21, 24 e 31 de março; 28 de abril
EB1/JI Padre Abel Varzim em parceria com o professor bibliotecário

Sala A
Os alunos leram com o professor bibliotecário a obra "Corre, corre, cabacinha".

Turmas A e B
Os alunos leram com o professor bibliotecário a obra "Corre, corre, cabacinha".

Turma C
Os alunos leram com o professor bibliotecário a obra "O elefante cor-de-rosa".
Depois ouviram a leitura realizada por algumas mães tendo por base o conto "A fada-bruxa". Posteriormente, os alunos leram alguns poemas cuja temática era a primavera.
Ler mais em MINNE, Brigitte - A fada-bruxa

Sala B
As crianças debateram com o professor bibliotecário as ferramentas de cada uma das profissões.

Turma D
Os alunos leram com o professor bibliotecário o conto "O rapaz fino e ladino".


Turmas B e E
Os alunos do 4º ano leram com o professor bibliotecário o conto "A maior flor do mundo".


19, 26 e 27 de março; 2, 3, 23 e 30 de abril
EB1/JI Gaivotas em parceria com o professor bibliotecário e a biblioteca municipal Camões

Turma F
Os alunos apresentaram o estudo da obra "O beijo da palavrinha" a alunos de outra turma, apontando os cartazes elaborados na biblioteca escolar.


 Turma C
Os alunos leram com o professor bibliotecário alguns contos da obra "Ler, ouvir e contar".
Os alunos e seus familiares leram excertos de livros, quer na biblioteca escolar e sala de aula quer na Praça Luís de Camões (Lisboa).
A mãe do aluno António leu um excerto do livro "Princesas, príncipes, fadas e piratas com problemas, na biblioteca escolar/CRE Helena Vaz da Silva.


Um familiar do aluno António leu a fábula "A lebre e a tartaruga" em francês. Os alunos tentarem adivinhar de qual se tratava e, depois de a descobrirem, ouviram-na em língua portuguesa.

Turma D
Os alunos apresentaram um trabalho com base na obra "O macaco 9x9=81" a alunos de outra turma. Este trabalho resultou de uma colaboração com a Inês da biblioteca municipal Camões e encontra-se ao abrigo da Semana da Leitura 2014.

Turma B
Os alunos apresentaram o seu trabalho com base na obra "A girafa que comia estrelas" a alunos de outra turma, na sua biblioteca escolar. Este trabalho resultou de uma colaboração com a Inês da biblioteca municipal Camões. Na semana seguinte, esta atividade repetir-se-á com a presença dos pais, encarregados de educação e familiares.
Ler mais em AGUALUSA, José Eduardo - A girafa que comia estrelas

Sala A
As crianças do Jardim de Infância Gaivotas trabalharam duas obras de Luísa Ducla Soares: "Menino de todas as cores"; e "O ratinho marinheiro". Numa parede da sua biblioteca escolar expuseram os trabalhos, decorando este espaço de forma expressiva os seus gostos pelas obras trabalhadas, em colaboração com os pais e encarregados de educação.


20 e 27 de março; 3 e 24 de abril
EB1/JI São José em parceria com a Biblioteca São Lázaro e o professor bibliotecário

Turma B
Os alunos estão a desenvolver um trabalho ao abrigo de uma parceria para o projeto municipal "A Manta" e com ele celebram a Semana da Leitura, tendo por base a "Os ovos misteriosos".


Turma C
Os alunos receberam a visita de alguns pais para celebrar a Semana da Leitura na biblioteca São Lázaro e eles leram a obra "A girafa que comia estrelas" aos alunos numa parceria para o projeto municipal "A Manta". posteriormente, serão desenvolvidas mais atividades tendo por base a comemoração da língua portuguesa e o envolvimento dos pais, encarregados de educação e familiares.




Cartaz da SEMANA DA LEITURA 2014 nas EB1/JI

Sem comentários: