Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

19/09/2014

As turmas D e E e "Eu sinto-me seguro"

As turmas D e E da EB1/JI São José integram o projeto "Eu sinto-me seguro".

(Retirada de http://saudeinfantil.blog.br/ a 21 de setembro de 2014)

Este projeto torna-se inovador neste agrupamento quando aborda a temática da segurança em parceria e articulação com turmas de outros agrupamentos escolares, na disciplina de Oferta Complementar do primeiro ciclo do ensino básico e com o apoio do professor bibliotecário.

Os alunos desenvolvem conhecimentos sobre "segurança" em meio escolar e meio social, articulando estas aprendizagens com os conteúdos curriculares lecionados em contexto de sala de aula, como por exemplo nas disciplinas de: Português; Matemática; Estudo do Meio; entre outras.

A segurança escolar que se irá abordar vai de encontro com os princípios orientadores que enformam a reforma estrutural do Ministério da Educação e Ciência, consagrando-se pela qualidade da educação e da formação, mas também das instalações e equipamentos educativos, em particular.

As temáticas a abordar são: Segurança relativa a aspetos de saúde e higiene; Segurança contra incêndio; Segurança aos sismos; Segurança individual e coletiva.

No primeiro momento do projeto, os alunos identificaram objetos escolares diários e corresponderam a situações e atos de segurança individual e coletiva.

Fichas de trabalho utilizadas para o desenvolvimento do projeto "Eu sinto-me seguro"



O projeto encontra-se fundamentado em orientações do MEC (clicar para ler mais).

Sem comentários: