Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

19/11/2014

A turma E e o Tangram

A turma E da EB1/JI Gaivotas beneficiou de uma atividade articulada entre ciclos, em especial, nas disciplinas de Educação Visual, do 2º ciclo, e de Matemática, do 1º ciclo, tendo por base o jogo tangram, com a liderança da professora Ana Calçada (em Educação Visual) e apoiada pela docente titular de turma e os professores bibliotecários.



Ao nível da Educação Visual, desenvolveu-se a curiosidade, a imaginação, a criatividade e o prazer pela investigação, conjugado ao desenvolvimento de conhecimentos ao nível da Matemática.

Foi feita uma pergunta aos alunos sobre que conhecimentos em Matemática poderiam trabalhar, ao que responderam prontamente: "área e figuras geométricas"; "também a criatividade", indicou uma aluna. Os docentes acrescentaram as frações, o perímetro e outros conceitos matemáticos.

Foi apresentada uma folha introdutória com uma pequena explicação deste jogo.



De seguida, os alunos construíram o seu Tangram numa folha de feltro, com recurso a uma tesoura, uma régua e um lápis, as sete peças do jogo, elaborando diferentes formas com as peças construídas.




No final, os alunos foram desafiados a escrever um pequeno texto com as figuras construídas, tendo resultado num texto elaborado por três alunos (Nikita Frolov, André e Eduardo) aqui apresentado.

Nikita Frolov (português língua não materna)
"A minha estória do galo e do dragão

Era uma vez um galo que come minhocas.
Certo momento, um dragão voava muito alto e viu o galo no chão.
Reparou que o galo era muito giro."


André e Eduardo
"Era uma vez um menino que estava no jardim ao lado da casa do seu avô, o imperador chinês então o menino perguntou ao avô.
- Como é que é ser imperador?
- É muito complicado. - Respondeu o avô com ternura."


Durante a despedida, os alunos agradeceram o jogo com elogios à professora Ana Calçada, indo levá-lo para casa para o mostrar aos pais e amigos.

Sem comentários: