Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

26/01/2015

A turma E e "Escrever é divertido" (sessão 2)

Os alunos da turma E da EB1/JI Padre Abel Varzim beneficiaram duma atividade mensal ao abrigo do projeto "Escrever é divertido", tendo como objetivos: elevar o gosto pela leitura e pela escrita em Português; e alargar os conhecimentos e as capacidades no domínio da escrita, articuladamente com o docente titular da turma.

(imagem retirada de http://www.jornalacores9.net/, no dia 01/12/2014)

Nestas sessões mensais, à segunda-feira, os alunos são desafiados a escrever de forma criativa e da sua iniciativa, tendo como ponto de partida orientações de expressão escrita desenvolvidas em sala de aula e podendo recorrer a leituras realizadas com livros da biblioteca, recomendadas tanto pelas Metas Curriculares como pelo Plano Nacional de Leitura.

Nesta segunda sessão, os alunos foram desafiados a escrever um diálogo entre duas personagens do conto "A rapariga dos fósforos", adaptado do conto de Hans Christian Andersen, melhorando a vida da personagem principal.

Os trabalhos realizados por alguns alunos:

(Daniela António)

- Avó! - gritou a menina - leva-me contigo.
- Ó minha querida netinha! A avó não pode fazer nada, mas pode dar-te um conselho que deves seguir.
- Sim, avó. Então diz-me lá!
- Está bem. Agora ouve. Esta noite vais a casa das pessoas e dizes: "Se me derem comida, dar-vos-ei uma caixa de fósforos."
- Está bem, avó. Obrigado!
- Adeus, netinha!
- Adeus, avó. Agora vou para casa - diz a menina muito contente.

(Geovanna Domingos)

- Avó! - gritou a menina - leva-me contigo.
- Minha neta, os teus olhos brilham como diamantes, mostrando o teu amor. Tu tens um coração tão pequenino, mas o amor não tem fim, tal como a tua pequena imaginação.
- Sim, avó. Eu entendo, mas leva-me contigo. Será melhor!
- Mas minha neta, como será a tua vida sem a tua mãe e sem o teu pai.
- Pois! Não pensei nisso. Vou festejar a Noite de São Silvestre com a família. Obrigado, avó. Nunca te irei esquecer.
A menina apagou o fósforo muito contente.

Sem comentários: