Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

20/04/2015

A sala A e a Calçada Portuguesa

A sala A da EB1/JI Padre Abel Varzim beneficia de atividades colaborativas com o professor bibliotecário, no âmbito do projeto escolar (Re)descobrir Lisboa, sob a temática "Calçada Portuguesa", ao longo do terceiro período.
As crianças foram à descoberta desta expressão artística muito típica na cidade de Lisboa, visitando a Praça de Luís de Camões e o Largo do Chiado, na freguesia do seu Jardim de Infância.

Praça de Luís de Camões                        Largo do Chiado 

A primeira paragem foi efetuada na Praça de Luís de Camões, as crianças observaram os desenhos em volta da estátua do famoso poeta português: Luís de Camões.

 

Os desenhos encontrados foram identificados como ninfas e caravelas, descobrindo também quadrados.

De seguida, dirigiram-se até à estátua de António Ribeiro, também conhecido por Chiado.

António Ribeiro, o Chiado

Neste turístico local de Lisboa, as crianças observaram novamente a calçada e tentaram imaginar o que se encontrava representado.


A maior parte das crianças imaginaram tratar-se de gelados, mas outros acreditaram ser objetos tão estranhos como um par de óculos.
  
No regresso à escola, algumas crianças repararam na calçada à porta da escola, tendo reparado na representação de círculos. Mais alguém reparou?


Trabalho realizado pelas crianças e exposto na Sala A


Sem comentários: