Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

11/05/2015

A turma E e "Escrever é divertido" (sessão 6)

Os alunos da turma E da EB1/JI Padre Abel Varzim beneficiaram da sexta sessão duma atividade ao abrigo do projeto "Escrever é divertido", conforme descrito na primeira sessão.

(imagem retirada de http://www.jornalacores9.net/, no dia 01/12/2014)

Nesta sessão, os alunos foram desafiados a reescrever um parágrafo do texto de um documento sobre o rei D. Afonso Henriques que se encontra numa obra da biblioteca escolar, tendo como única regra não escrever palavras com a letra U nem mudar o sentido do texto original.



O texto original proposto foi o seguinte:

"D. João I e D. Filipa de Lencastre tiveram oito filhos. Naquele tempo não se usava a palavra príncipe nem princesa. Aos filhos do rei dava-se o nome de infantes ou infantas.
Primeiro nasceu uma menina a quem chamaram Branca. Morreu com oito meses. Depois veio um irmão, Afonso, que ainda teve menos sorte, pois só sobreviveu cinco meses. É natural que os pais tenham ficado muito desgostosos e com receio de não conseguir descendência. Mas a vida reservava-lhes grandes surpresas! Os outros filhos chegariam à idade adulta e seriam homens e mulheres notáveis do seu tempo."

Um exemplo do trabalho concluído por um grupo de alunos:

Maria Madalena e algumas colegas

"D. João I e D. Filipa de Lencastre tiveram oito filhos. Nesse tempo não se dizia a palavra príncipe nem princesa. Aos filhos do rei dava-se o nome de infante ou infanta.
Primeiro tiveram a bebé chamada Branca, falecida com oito meses. Depois veio o irmão, Afonso, falecido com menos idade. É normal os pais terem ficado desgostosos e com receio de não ter mais filhos. Mas a vida reservava-lhes grandes novidades. Os restantes filhos chegariam à idade de casar e seriam infantes e infantas notáveis da Idade Média do nosso país."


Sem comentários: