Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

21/10/2015

A turma E relembra o terramoto de 1755

A turma E da EB1/JI Padre Abel Varzim beneficiou da segunda atividade ao abrigo do projeto (Re)Descobrir a História de Portugal, tal como foi descrito na publicação da primeira sessão.

(imagem retirada de pt.slideshare.net, em 22/09/2015) 

Nesta sessão, relembrámos os acontecimentos ocorridos na cidade de Lisboa, no dia 1 de novembro de 1755, e a importância de nos prevenirmos em situação de novo terramoto.

Os alunos começaram por visualizar um filme na biblioteca escolar que aborda os terramotos ocorridos na nossa cidade, ficando sensibilizados pela sua proteção em situação de estarem em casa junto de sua família. Posteriormente, refletiram coletivamente nas atitudes a ter antes, durante e depois de um tremor de terra.



Na sala de aula, os alunos relembraram as atitudes preventivas em casa junto da família e foram desafiados a imaginar um tremor de terra durante uma aula na escola e junto da sua professora.

No quadro negro, os alunos foram registando as suas ideias nos campos "antes, durante e depois".

Exemplo de registo realizado
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O que fazer em caso de um sismo na escola?

ANTES: colocar extintores em locais apropriados; prender os armários à parede; colocar os objetos pesados em prateleiras baixas; e desimpedir as passagens até às saídas.

DURANTE: protegermo-nos debaixo de uma mesa; não utilizar as escadas nem o elevador; abrigarmo-nos longe das janelas e dos armários; e contar em voz alta de um em um até o tremor acabar e a professora falar connosco.

DEPOIS: esperamos por orientações da professora que nos levará para um local seguro e nos ajudará a compreender o que se passa.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Após a cópia do quadro, os alunos executaram um simulacro de terramoto na escola, tendo-o realizado com troca de experiências e melhorado o exercício para o repetir no dia seguinte.

No final do dia, os alunos desenharam uma banda desenhada com as informações copiadas no caderno diário e sobre o simulacro realizado, tendo como base o ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo durante um aula na escola.


Materiais elaborados pelos alunos

(Brevemente serão divulgados os trabalhos dos alunos)


Sem comentários: