Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

23/10/2015

As turmas A, B, C e D e a II Feira da Matemática

As turmas A, B, C e D da EB1/JI Padre Abel Varzim participaram na II Feira da Matemática com a colaboração do professor bibliotecário, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, no dia 23 de outubro.


A turma B beneficiou da primeira atividade prática com o título "Vem divertir-te a programar robots", dinamizada pela professora Paula Abrante. Esta sessão explorou a robótica, oferecendo a oportunidade de constuir e programar robots. O Lego Mindstorms é um exemplo de um kit educativo que ajudou a transformar, de forma divertida, o modo como jovens e crianças aprendem. 


Os alunos ouvem as instruções da atividade.


As turmas C e D beneficiaram da segunda atividade com o título "Planetário", dinamizada pelos professores João Dias e Vasco Teixeira. Esta sessão o nosso sistema solar e o Universo visível.  Na sessão, partimos do céu visível a olho nu, passando pelas estrelas até Às galáxias próximas e mais distantes e questionando "O que estamos a ver quando olhamos para o céu?"

Os alunos apontam para o nascer do Sol (visto da Terra).


A turma A beneficiou da terceira e última atividade com o título "Origami - Vamos dobrar a Matemática", dinamizada pelos professores Tiago Robalo, Ilda Rafael, Anabela Gaio, Telma Côrte-Real, Maria Luís Pires e Manuela Martins. O origami é a arte japonesa de dobrar papel e o seu valor vai muito para além de uma simples atividade manual com resultados meramente decorativos. De facto, permite desenvolver conceitos de geometria, a visualização no espaço, a concentração, a motricidade e a cooperação, entre outros aspetos. Nesta sessão, prentendeu-se mostrar alguns conceitos matemáticos aliados à sua parte lúdica.

Os alunos executaram a baleia.

Os alunos terminaram com a execução da tulipa.



Sem comentários: