Sítio da equipa do Centro de Documentação e Informação do Agrupamento de Escolas Passos Manuel
Aqui, apresentamos as atividades da nossa comunidade com as bibliotecas escolares, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário.

12/10/2016

As turmas do 4.º ano e a (re)descoberta da História de Portugal

As turmas do 4.º ano das EB1/JI Padre Abel Varzim e Luísa Ducla Soares dão início ao projeto (Re)Descobrir a História de Portugal, beneficiando duma sessão de apresentação com debate dos assuntos a desenvolver ao longo do ano letivo e tendo por temática a História de Portugal (desde que se conhece até à atualidade) em articulação com o professor bibliotecário.

Este projeto tem início durante a celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, sob o mote "Descodifica o teu Mundo", prevendo-se duas sessões principais: Descodificando o Dia da Implantação da República (com a introdução ao estudo da História de Portugal); e Descobrindo os primeiros povos na Península Ibérica.

(imagem retirada de pt.slideshare.net, em 22/09/2015)

Os alunos, durante a primeira sessão, deverão salientar a importância da temática com:
     - acontecimentos passados ocorridos em território português;
     - personalidades importantes durante os acontecimentos;
     - locais, monumentos e objetos significativos dos acontecimentos e das personalidades; e
     - outros povos que os portugueses contactaram.

Este projeto tem como objetivo principal ler e compreender diferentes tipos de texto, aumentando a capacidade de cada aluno na procura e compreensão da informação, de modo a desenvolver o seu conhecimento na história local e nacional, assim como (re)conhecer os símbolos nacionais.

As sessões decorrerão quinzenalmente ao longo do ano letivo com a duração de 30 a 90 minutos, articulando com outras disciplinas, como por exemplo: Português, Matemática e Expressões.

Este projeto encontra-se de acordo com o programa e metas curriculares da disciplina de Estudo do Meio para o 4º ano de escolaridade. (Saber mais - http://www.dge.mec.pt/estudo-do-meio)

Sem comentários: